Embora fatores como condições climáticas adversas e a maneira como você usa o carro possam afetar a vida útil da bateria do carro, é possível evitar que ela descarregue prematuramente.
Em média, as baterias dos automóveis duram entre três e cinco anos. Se você quiser evitar a necessidade de trocar o seu depois de apenas um ou dois, aqui estão cinco maneiras simples de ajudar a estender sua vida útil.
1. Teste regularmente a voltagem da bateria
Testar sua bateria de forma proativa pode salvá-lo de uma pane ou falha da bateria enquanto estiver na estrada. Mecânicos qualificados poderão realizar um teste de bateria para você, mas também há um dispositivo prático em casa disponível se você precisar fazer um teste entre os serviços do carro.
A maneira mais simples de testar a voltagem da bateria é usando um voltímetro. Se for comprar um, os voltímetros digitais são os mais fáceis de usar. Para obter uma leitura mais precisa, conclua o teste de tensão pelo menos 12 horas depois que o carro for desligado.
Comece conectando o fio positivo do voltímetro ao terminal positivo da bateria e repetindo com o fio negativo. Você receberá uma leitura de tensão. Uma bateria totalmente carregada geralmente exibe uma leitura entre 12,4 e 12,8 volts. Se sua leitura de tensão estiver fora desses números, é provável que sua bateria exija uma inspeção profissional de um mecânico.
2. Não deixe seu carro sem uso por longos períodos de tempo
Se o seu carro ficar inativo por dias seguidos (ou se for usado apenas em viagens curtas), a bateria não terá tempo suficiente para recarregar.
Seu carro terá o melhor desempenho quando for usado regularmente; portanto, se possível, faça um passeio de 30 minutos pelo menos uma vez por semana para aquecer o motor e fazer circular os fluidos do carro.
Se ficar sem uso por algumas semanas, é provável que a bateria do seu carro precise de atenção na próxima vez que você usar o carro. O melhor a fazer é certificar-se de que está totalmente carregada e verificar se os níveis de eletrólito estão corretos (se tiver tampas removíveis). Em caso de dúvida, entre em contato com uma oficina automotiva para obter mais informações.
3. Limpe sua bateria regularmente
Sujeira, poeira
ou umidade na bateria de um carro podem causar vazamento através do invólucro da bateria e causar um curto-circuito, o que pode, por sua vez, descarregar a bateria. Essa sujeira no nível da superfície pode ser facilmente removida com uma esponja e um pano seco. Faça isso pelo menos uma vez por mês para evitar o acúmulo.
Infelizmente, a corrosão nos terminais da bateria e nas pinças de chumbo da bateria é comum. Os terminais corroídos e os grampos de chumbo podem impedir o fluxo de eletricidade pela bateria, por isso é crucial que a sujeira ou o acúmulo sejam removidos para garantir a longevidade e a eficiência da bateria. Peça ao seu mecânico para limpar os terminais durante a manutenção, se necessário.
4. Quando o motor do seu carro não estiver funcionando, não use acessórios eletrônicos
Manter os faróis e / ou luzes interiores acesos ou ligar a ignição para ligar o sistema de multimídia sem ligar o motor pode descarregar a bateria. Isso ocorre porque o alternador do seu carro é desligado quando o motor é desligado, então os acessórios eletrônicos drenam energia da bateria do seu carro.
Para evitar isso, adquira o hábito de verificar se tudo (o mais importante, suas luzes) está desligado toda vez que você sair do carro.
Além disso, não se esqueça de trancar o carro ao sair. Isso não é apenas para fins de segurança - o sistema de computador do seu carro ainda pode estar funcionando se você deixar o carro aberto, e isso pode estar descarregando a bateria sem que você perceba.
5. Faça a manutenção do seu carro regularmente
Para evitar a chance de uma pane inesperada, é melhor testar a bateria do seu carro por um profissional. Na próxima revisão do carro, peça ao mecânico para verificar se a bateria está em boas condições e carregando corretamente.
Ligue pra gente (WR Baterias em Curitiba):
41 3077-1815
41 99878-3366
41 99961-6995